ProEEC fortalece aproximação entre Unicamp e Instituto Campana

Texto: Ana Ornelas

A Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) da Unicamp fortalece a aproximação institucional entre a universidade e o Instituto Campana, iniciada a partir da visita do designer Humberto Campana ao campus de Campinas, realizada em novembro deste ano.

O Instituto Campana é uma instituição cultural ligada aos designers brasileiros Humberto e Fernando Campana, reconhecidos internacionalmente pela relevância de sua produção no campo do design contemporâneo. Com atuação voltada a ações culturais, educativas, ambientais e sociais, o Instituto desenvolve projetos que articulam criação artística, sustentabilidade e práticas comunitárias. Suas atividades estão diretamente relacionadas ao Parque Campana, localizado em Brotas (SP), espaço dedicado à experimentação, residências artísticas, oficinas, pesquisa e integração entre arte, natureza e território.

A aproximação, que teve seus primeiros passos dados no mês passado, contou com uma palestra e lançamento de livro, e abriu caminho para o diálogo entre as instituições, que atualmente estão em fase de construção de uma parceria mediada pela elaboração de um convênio. A proposta envolve o desenvolvimento de projetos que dialogam com áreas como arte, design, meio ambiente, cultura e extensão universitária, a partir de uma perspectiva transdisciplinar.

Segundo a pró-reitora, Sylvia Furegatti, a aproximação entre as instituições expressa a vocação da ProEEC para ações que atravessam diferentes campos do conhecimento.

“A relevância e o reconhecimento da produção cultural e criativa dos irmãos Campana ao longo de sua história é pauta certa em muitas das áreas de formação e pesquisa da Unicamp. Quando esta produção se soma ao bom cruzamento entre arte, design, meio ambiente e comunidades vizinhas, temos a combinação ideal para um futuro frutífero de projetos e práticas de extensão e cultura universitária entre essas instituições”, destacou.

Ao longo dos próximos meses, a ProEEC deve promover reuniões com docentes para a construção dos projetos que irão compor o plano de trabalho da futura parceria, além de outras ações de intercâmbio institucional. 

Pesquisar
Últimas Notícias
Categorias

Rua da Reitoria, 121
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Barão Geraldo – Campinas (SP)
CEP 13083-872
Lista de Ramais da ProEEC
proeec@unicamp.br