ITESP – Fundação Instituto de Terras e Assentamento Milton Santos
A parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto Laudonor de Souza (Fundação ITESP) no Assentamento Milton Santos, localizado entre Americana e Paulínea, marca um compromisso mútuo de cooperação e desenvolvimento. Firmado em setembro de 2023, o acordo entre a Unicamp e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) busca institucionalizar e expandir as ações de extensão já em andamento, fortalecendo os laços entre as duas instituições.
O memorando de entendimentos, assinado pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e pelo coordenador-geral do Instituto Laudonor de Souza, David Zamory Cukierman Adão, estabelece o compromisso de aproximar a universidade dos assentamentos do MST, promovendo o compartilhamento de informação, desenvolvimento, conhecimento, ciência e tecnologia para contribuir com a questão da reforma agrária.
Essa parceria não só fortalece o engajamento da universidade com a comunidade, mas também impacta positivamente a formação dos universitários, proporcionando experiências significativas de aprendizado prático. Além disso, visa enfrentar as dificuldades enfrentadas pelos assentados, oferecendo suporte técnico, tecnológico e educacional para melhorar suas condições de vida e produção.
A iniciativa foi recebida com entusiasmo por Eunice Pimenta, membro do Assentamento Milton Santos e diretora estadual do MST, que enxerga nesse projeto uma esperança para a comunidade, fornecendo recursos e conhecimento que podem fazer uma grande diferença não apenas no estado de São Paulo, mas também em outras regiões. A parceria com uma instituição com o porte da Unicamp representa um importante passo na busca por soluções sustentáveis e inclusivas para as comunidades rurais.
Pesquisar
Últimas Notícias
-
19 nov 2025DCult em parceria com a FE trazem a excursão “Conexões e Consciência: Roteiro Imersivo do Novembro Negro”
-
17 nov 2025Cine DCult celebra o Mês da Consciência Negra com curtas e debate na Casa do Lago
-
11 set 2025Convite para a Exposição "Nada como um dia depois de outro"
-
10 out 2025FÓRUM PERMANENTE: Entre o passado e o futuro: a arte atual e a reelaboração da memória (05/11)
-
13 nov 20257º Edital PEX ProEEC - Prorrogação da Divulgação do Resultado Preliminar