Com curadoria de Gabriel Zacarias, diretor do MAV, a mostra traz para Campinas obras do artista Claudio Tozzi (1944), um dos maiores nomes da arte brasileira da segunda metade do século vinte. Expoente da Nova Figuração, reconhecido internacionalmente como artista pop, é também artista público com intervenções em muitas cidades brasileiras.
A exposição apresenta um recorte abrangente da produção gráfica do artista, acompanhando toda sua trajetória de mais de meio século de história. Os trabalhos expostos compreendem desde sua conhecida produção figurativa, que retrabalha as imagens da cultura de massas, até seus trabalhos mais recentes, próximos da abstração. O fio condutor entre esses diferentes momentos parece ser um único impulso: o da busca por uma criação visual contrária à instrumentalização mercantil da imagem.
A visitação é gratuita e segue até 22 de agosto de 2026, no Museu de Arte Contemporânea José Pancetti (MACC) – Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas. O espaço funciona de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.
- Data: 27.06.26 – 22.08.26
- Abertura: 27.06, às 11h
- Local: Av. Avenida Benjamin Constant, nº 1.633 – Centro Campinas – S.P. – CEP 13010-142
- Horários: Terça a sexta: das 10h às 18h
- Sábados: das 10h às 16h
- Domingos, segundas e feriados: FECHADO
- ENTRADA GRATUITA
Curadoria: Prof. Dr. Gabriel Ferreira Zacarias
Expografia e identidade visual: Amanda Miranda
Produção: Betânia Gonçalves de Carvalho
Apoio: Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp – ProEEC
Agradecimentos: Claudio Tozzi e Museu de Arte Contemporânea José Pancetti – MACC