— NOTÍCIAS

Estreia documentário "Largo do Pará"

Curta-metragem é lançado nas páginas eletrônicas da Proec e redes sociais



Mais um documentário da trilogia OcupaExtensão chega às telas. Com o título Largo do Pará, o curta-metragem foi lançado dia 16 de abril, às 17 horas, nas páginas eletrônicas da Proec e redes sociais. O filme retrata a atuação de alunos e docentes do projeto de extensão “Entre a clínica, a arte e a cidadania: oficinas com a população em situação de rua em Campinas”, desenvolvido ao lado da equipe do Consultório na Rua, projeto criado pelo Sistema Único de Sáude e administrado pela Prefeitura de Campinas e o Hospital Cândido Ferreira. De acordo com o coordenador Sérgio Resende, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o projeto reúne mais de dez alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Largo do Pará versa sobre o acesso ao serviço de saúde apesar da falta de comprovação de endereço e foi inspirado nas ações do grupo Conexões, nome dado a essa união de profissionais de saúde, artistas e redutores de danos. A ideia de produzi-lo surgiu justamente na praça que leva este nome, em março de 2018, durante reportagem produzida pela equipe da Diretoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura para o Jornal da Unicamp On Line, com fotos do jornalista Antônio Scarpinetti, quando o movimento de alunos e professores do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp para reduzir as dificuldades de acesso à Saúde tomou a atenção.

Largo do Pará também mostra como a praça, por onde cidadãos caminham rapidamente para seus compromissos rotineiros e outros descansam, brincam e passeiam, pode ser o ponto de encontro de quem precisa de um alento. Durante alguns dias da semana, os alunos oferecem um conjunto de atividades que vão além do acompanhamento para um efeito mais durador da cura, oferecendo artesanato e música, e conquistando até muitos sorrisos. “As pessoas que vivem na rua têm muito pouco, então quando a gente consegue levar qualquer aporte de saúde, de assistência social, de educação, de música, de arte, tudo isso faz uma diferença enorme na vida delas”, reflete Cathana de Freitas Oliveira, uma das coordenadoras do Conexões.

A roda de samba deu origem à Banda Mucama, que se apresentou na Unicamp e já atraiu moradores e comerciantes dos arredores do largo, mostrando que a alegria reduz danos e aguça a vontade de cantar junto. Em 2018, a Mucama atuou no Fórum de Mulheres de Rua, realizado no Teatro de Arena da Unicamp.

Apesar de o roteiro ter sido produzido logo no primeiro encontro, hoje o Conexões se expande para outros locais de Campinas, como o Largo da Catedral, e amplia o atendimento a mulheres da ocupação Nelson Mandela 2, também localizada em Campinas.

A produção é da DCom, e a trilha sonora conta com músicas de Álvaro Faleiros e Alê Dias.

 

Teaser do segundo documentário da Trilogia OcupaExtensão:

 

Assista ao documentário Largo do Pará:

 

Documentário Largo do Pará

16 de abril, às 17h em todas as páginas eletrônicas da Proec e redes sociais:

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
https://www.proec.unicamp.br

Instagram:
https://www.instagram.com/proec_unicamp/

Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCJ6C8SnKVME8ig84MYNwq8g

Twitter:
https://twitter.com/Proec_unicamp