Cine DCult promoverá exibições gratuitas de filmes na Unicamp e em outros espaços públicos da região

"Summer of Soul", estreia do projeto Cine DCult

Com o filme Summer of Soul, a estreia do projeto acontecerá na próxima quarta-feira (29/6), às 18h, no gramado em frente ao Centro de Convenções da universidade

Um gramado ou uma praça pode se tornar uma sala ao ar livre para a exibição de filmes? Tratando-se do Projeto Cine DCult, a resposta é “com toda a certeza”. A estreia dessa iniciativa, coordenada pela Diretoria de Cultura (DCult) vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp, acontecerá na próxima quarta-feira (29/6), às 18h, no gramado em frente ao Centro de Convenções da universidade. Com entrada gratuita, a plateia confere, na ocasião, o filme Summer of Soul (… Ou Quando a Revolução Não Pôde ser Televisionada) (Estados Unidos, 2021), documentário premiado do multiartista norte-americano Ahmir Questlove Thompson. “A proposta do Cine DCult é funcionar como um selo curatorial voltado à valorização da cultura do cinema e do audiovisual. Nosso objetivo é promover diversas ações tanto nos campi da Unicamp, quanto em outras universidades, equipamentos culturais das cidades e espaços públicos”, destaca Cacá Machado, Coordenador Geral da DCult e professor do Instituto de Artes da Unicamp.

A escolha do documentário sobre o Harlem Cultural Festival não foi em vão. Com imagens de arquivo do final da década de 1960 - quando o evento aconteceu na cidade de Nova Iorque -, a produção trata de temas atuais e importantes como a valorização das expressões artísticas afrodiaspóricas, a relação entre música e política, entre imagem e poder e também a luta contra o racismo e pelos direitos civis das populações negras. O filme levou a estatueta do Oscar 2022 na categoria Melhor Documentário em Longa- Metragem, além dos prêmios do Júri e do Público no Festival de Cinema Sundance 2021. “O documentário traz justamente a experiência de um festival de música negra, o Harlem Cultural Festival, que aconteceu em paralelo ao Woodstock, mas que poucas pessoas ouviram falar, porque o Woodstock acabou por ofuscá-lo. Contudo, esse filme vem justamente destacar a sua grande importância para a cultura. Foi um evento, realizado no norte de Manhattan, destinado aos negros e latinos que não tinham acesso aos espaços públicos de Nova Iorque”, conta Cacá. Durante o filme, podemos assistir às apresentações de Nina Simone, Stevie Wonder, B.B. King, Sly and the Family Stone além de muitos outros artistas.

A estreia do Cine DCult também contará com a presença de Fernando Coelho, Pró-Reitor de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp, que fará o lançamento de um edital de apoio a projetos de extensão com ações afirmativas voltadas às comunidades negras.

Segundo Semestre

A partir de agosto, o Cine DCult dará início a mais duas ações: a reativação da sala de cinema do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp - com exibições gratuitas de filmes às terças e quintas-feiras – e o projeto GGBS em Cena, com uma programação de filmes criada especialmente para os servidores da universidade, seus familiares e amigos.
As ações e suas respectivas programações serão divulgadas, em breve, no site da Diretoria de Cultura da Unicamp (www.dcult.proec.unicamp.br) e também em suas redes sociais.

SAIBA MAIS

O quê: Estreia do Projeto Cine DCult com a exibição de Summer of Soul (… Ou Quando a Revolução Não Pôde ser Televisionada) (Estados Unidos, 2021)

Quando: Quarta-feira (29/6), às 18h

Onde: Gramado em frente ao Centro de Convenções da Unicamp (Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Barão Geraldo, em Campinas/SP)