Ex-Pró-Reitores

Histórico

Prof. Dr. Fernando Augusto de Almeida Hashimoto

Prof. Dr. Fernando Augusto de Almeida Hashimoto

2017/2021

Visualizar Currículo Lattes

Fernando Hashimoto é Professor Livre Docente de Percussão e Rítmica da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, onde tem desenvolvido pesquisa sobre o repertório brasileiro para percussão. É fundador e diretor do GRUPU - Grupo de Percussão da UNICAMP, e atuou como timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 14 anos. Atuou como Coordenador Geral dos Cursos de Graduação do Instituto de Artes/UNICAMP, bem como a Chefia de Departamento de Música/UNICAMP e foi Diretor do Instituto de Artes da Unicamp. Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Unicamp. Como solista e recitalista, Fernando tem sido convidado para ministrar clínicas e recitais em diversas universidades e importantes festivais sediados no Brasil, Argentina, Croácia, Suécia, Puerto Rico, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Chile, República Tcheca, França, Irlanda, Peru, Suíça, Holanda, Eslovênia, Uruguai, Noruega, Colômbia, Finlândia, Portugal, Dinamarca, Japão e EUA onde se apresentou em 28 estados da confederação. Fernando possui livre-docência pela UNICAMP, doutorado em percussão pela City University of New York como bolsista da CAPES/Fulbright, e cursou bacharelado e mestrado em música na UNICAMP. Em 1998, com fomento da FAPESP, realizou extensa pesquisa sobre o repertório brasileiro para percussão. Em 2009, abriu o primeiro programa de pós gradução de performance em percussão na América do Sul, e é líder do grupo de pesquisa/CNPQ: Percussão Brasileira: histórico, estudo interpretativo e seu repertório. Eclético, transita tanto na música popular como na erudita, e possui em seu currículo desde inúmeros fonogramas como artista da Polygram, bem como gravações de trilhas de teatro, cinema, jingles de rádio e TV, como os comerciais de final de ano da Rede Globo. Como camerista tem atuado ao lado da soprano americana Monica Harte, bem como no duo Nuance, e com os grupos de música contemporânea CONtempo e gccontemporaryensemble baseados em New York, e Valerius Ensemble em Amsterdam. Fernando foi presidente da Percussive Arts Society Brazil Chapter de 2000 a 2005, e recebeu o prêmio 2002 PAS Outstanding Chapter President Award, e 2007 PAS Outstanding Service Award, em reconhecimento ao seu serviço e dedicação a comunidade musical. Fernando ocupou o cargo de Chair of the PAS International Committee de 2008 a 2012, e foi membro eleito do PAS Board of Directors de 2009 a 2013. Reconhecido internacionalmente como um especialista do repertório brasileiro para percussão, Fernando estreou mais de 50 obras de compositores brasileiros. Fernando é artista patrocinado pela Zildjian cymbals (USA), Schagerl Drums (Austria) e ADAMS (Holanda)


Prof. Dr. João Frederico da Costa Azevedo Meyer

Prof. Dr. João Frederico da Costa Azevedo Meyer

2012/2013 - 2013/2017

Visualizar Currículo Lattes

Professor Associado no Departamento de Matemática Aplicada do IMECC da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1970), mestrado em Matemática pela UNICAMP (1974), doutorado em Matemática pela UNICAMP (1988) e LIvre-docente em Biomatemática, também pela UNICAMP (2001). Atualmente é associado da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (de que é membro do Conselho Científico), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, da Sociedade Lationoamericana de Biomatemática e professor associado da Universidade Estadual de Campinas onde é docente desde 1971. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Biomatemática e Análise Numérica, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, ecologia matemática, impacto ambiental e educação matemática.


Prof.Dr. Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib

Prof.Dr. Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib

2005/2009 - 2009/2012

Visualizar Currículo Lattes

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Alexandria (1964), modalidade Entomologia, mestrado em Entomologia (Controle Biológico) pela Universidade de Alexandria (1968), Egito, e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela UNICAMP (1976), Livre Docente pela UNICAMP (l982), Professor Adjunto em 1984 e Professor Titular da UNICAMP desde 1986. Atua nas áreas de Ecologia Aplicado, Entomologia Econômica, pragas agrícolas e de alimentos armazenados, educação ambiental, indicadores de sustentabilidade, controle biológico, patologia de insetos e Agroecologia. Foi Diretor eleito do Instituto de Biologia da UNICAMP por duas vezes (1990 a 1994 e 2002 a 2005) e Coordenador de Relações Internacionais da UNICAMP (1998 a 2002). De maio 2005 a janeiro 2012, foi Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP. Foi vice presidente do Instituto de Cultura Árabe de 2008 a 2012. A partir da sua aposentadoria em janeiro de 2012, até a presente data, é professor colaborador convidado na UNICAMP, dando continuidade às suas atividades acadêmicas. Atualmente, é professor de Pòs-Graduação na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), nas áreas de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável.


Prof. Dr. Rubens Maciel Filho

Prof. Dr. Rubens Maciel Filho

2002/2005

Visualizar Currículo Lattes

É bolsista de PRODUTIVIDADE 1A do CNPq desde 2000. É membro da ACADEMIA DE CIÊNCIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO desde outubro de 2015. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (1981), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Engenharia Química - The University of Leeds (1989), England, UK. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Desenvolvimento de Processos Químicos, Bioquímicos e Eletroquímicos, atuando principalmente nos temas de modelagem, otimização, simulação e controle de processos e desenvolvimento de processos e produtos. Atua também na área de desenvolvimento de novos materiais para aplicação na área da saúde e em energia renováveis e utilização de impressão 3-D (Prototipagem Rápida/Manufatura Aditiva) em metais, cerâmica e polímeros na manufatura.


Prof. Dr. João Wanderley Geraldi

Prof. Dr. João Wanderley Geraldi

1998/1999

Visualizar Currículo Lattes

Possui graduação em LETRAS pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras de Ijui (1980), graduação em CIENCIAS JURIDICAS E SOCIAIS pela Universidade Federal de Santa Maria (1970), mestrado em LINGUISTICA (1978); doutorado em LINGUISTICA (1990); livre-docência em Análise do Discurso (1995) e Professor Titular (2003), pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Aposentado, colaborador visitante da Univ. do Porto(Portugal), e de universidades brasileiras a convite. Atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, estudos bakhtinianos e ensino de língua portuguesa. Faz parte do Conselho Editorial de várias revistas: Cadernos de Estudos Linguísticos (Unicamp), Palavras (APP/Portugal), Leitura:Teoria & Prática (ALB), Filologia e Linguística Portuguesa (USP), Educação & Realidade (UFRGS), Educação & Contemporaneidade (UNEB), Signo (UNISC), Letras (PUCCAMP), Espaço Pedagógico (UPF), Cadernos Camilliani(CUSC), Fórum LInguistico (UFSC).


Prof. Dr. Roberto Teixeira Mendes

Prof. Dr. Roberto Teixeira Mendes

1999/2002

Visualizar Currículo Lattes

Roberto Teixeira Mendes fez graduação em Medicina (1979), Residência Médica em Pediatria (1982), formação em Saúde Pública(1983) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente (1996) na FCM/Unicamp . É fundador da Amerunicamp e seu 2º presidente. Contratado como docente no departamento de Pediatria em 1983,foi eleito vice-presidente e depois presidente da Associação dos Docentes (ADUNICAMP, 1985-1987), e em vários mandatos como representante docente na Congregação da FCM e no Conselho Universitário. Atuou como Pró-Reitor de Extensão da Unicamp (1999 a 2001), Coordenador da Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários da FCM (2006 a 2009), Coordenador do Centro de Saúde da Comunidade ( CECOM 2009-2013), e atualmente é chefe do departamento de Pediatria . Participou das duas reformas da graduação médica (1982 e 2001), atua em disciplinas do 1º, 2º, 3º 4º e 5º ano, além da Residência em Pediatria. Participou da implantação do IPC e dos módulos de Bioética e Ética Médica. Atua na Pós-Graduação de Saúde da Criança e do Adolescente e é professor credenciado na Especialização em Saúde Coletiva. Foi professor homenageado em duas oportunidades. Atua também como professor responsável pela Liga de Pediatria.


Prof. Dr. Archimedes Perez Filho

Prof. Dr. Archimedes Perez Filho

1998/2002

Visualizar Currículo Lattes

Graduação Bacharel Geógrafo e Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1971), mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1978). Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1987)e Livre Docente, professor Adjunto e Títular pela Unicamp. Realizou cursos no Inter American Geodetic Survey Cartographic School e na antiga URSS sobre Aspéctos Geológicos de la proteccion del médio ambiente, organizado e patrocinado pela United Nations Educational Scientific And Cultural Organization- UNESCO. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Campinas, departamento de Geografia do Instituto de Geociências, atuando no ensino de graduação e Pós-graduação. Tem experiência na área de Geografia Física e Geociências, com ênfase em Geomorfologia e solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrográfica, Fragilidade ambiental de terras e suas relações com uso e ocupação e Geomorfologia do Quaternário com ênfase em geocronologia. A abordagem sistêmica é concepção teórica e metodológica de seus trabalhos e de seus orientandos. Membro Coordenador da Área Geociências - FAPESP - (2007 - atual). Foi coordenador do CA/SA CNPq e Membro do CATC/CNPq.(2012 a 2013). Atualmente membro suplente do CA/SA CNPq



Prof. Dr. Cesar Francisco Ciacco

1990/1994

Visualizar Currículo Lattes

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas(1972), doutorado em Cereal Chemistry pela North Dakota State University(1977) e pós-doutorado pela North Dakota State University(1981). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Alimentos.


Prof. Dr. José Carlos Valladão de Mattos

1986/1990

Visualizar Currículo Lattes

Possui graduação em Bacharel Em Física pela Universidade de Brasília (1965), mestrado em Física - University of Southern California (1971), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (1968) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1973). Desenvolveu seu programa de pós-doutoramento na Bell Laboratories (NJ, USA). Foi consultor internacional em inovação tecnoógica do BID-Banco Interamenricano de Desenvolvimento; Diretor Superintendente da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia da Campinas (CIATEC); Diretor da Secretaria de Cooperação Internacional da Prefeitura de Campinas; Asessor Especial do Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Economico do Estado de São Paulo; Diretor Tecnico da empresa Tech Yon Industrial do Brasil S.A (Manaus-Am) e Consultor de várias empresas privadas nas áreas econômica e industrial. Atualmnente é diretor-socio da empresa B2B Consultoria e Assessoria Ltda. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part., atuando principalmente nos seguintes temas: phonon distributions, hot phonons e non-equilibrium polaritons.