— EVENTOS

Oficina de escrita criativa: "Adaptação da ciência para conto", com Airy Sindk

Escritor mexicano fará residência na Unicamp e apresentará seu livro "Sin Aire para el Regreso"

A Diretoria de Cultura da Unicamp promoverá uma oficina de escrita criativa com o escritor mexicano Airy Sindik, com a temática "Adaptação da ciência para o conto". A atividade acontecerá na sala de treinamento da BAE, Biblioteca da Área de Engenharia, que fica localizada no segundo andar da Biblioteca "Central Cesar Lattes", nos dias 02, 03, 06 e 07 de junho, de quinta a terça-feira, das 09h às 12h30. A participação será certificada.

Airy é Bacharel em Sociologia pela UNAM e Mestre em Escrita Criativa pela Universidade Nacional da Colômbia. Atualmente faz seu doutorado em Espanhol com ênfase em Escrita Criativa na Universidade de Houston. É autor do livro "Sin Aire para el Regreso: novela de la primera intifada da primavera árabe", uma crônica que explora as ferramentas do priodismo narrativo e da novela para criar um diálogo entre as cidades de Ciudad Juárez e Sahara Ocidental entre 2010 e 2011. Escrita durante a primeira intifada árabe em 2010, antecipa os protestos que viriam a acontecer na Tunísia e no Egito durante a chamada "Primavera Árabe". Mais detalhes sobre o livro podem ser acessados em https://airysindik.org/.

A atividade faz parte do Programa Pesquisador e Artista Residente, e as incrições podem ser feitas no link https://sistemas.proec.unicamp.br/admin/inscritos/novo/824.

A Biblioteca Central "Cesar Lattes" fica localizada na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, na Cidade Universitária "Zeferino Vaz", campus da Unicamp em Campinas.

--

O Programa Pesquisador e Artista Residente selecionou durante os anos de 2019 e 2020 um total de 21 projetos de residência para Pesquisadores e Artistas estrangeiros, preferencialmente nascidos e/ou residentes em países da América Latina, que serão executados durante o ano de 2022, com atuação voltada para práticas artísticas nos 4 eixos temáticos definidos pela Diretoria de Cultura Unicamp, a saber: Eixo 1. Artes Visuais e/ou Cinema; Eixo 2. Literatura e/ou Teatro; Eixo 3. Música e/ou Dança; Eixo 4. Culinária e/ou Artesania Manual.

Oficina de escrita criativa "Adaptação da ciência para conto", com Airy Sindik

Detalhes do evento

Período do evento: 02/06/2022 a 07/06/2022

Período de inscrição: 18/05/2022 a 02/06/2022

Vagas: 50

Local: Biblioteca da Área da Engenharia (BAE) - 2º andar da Biblioteca Central "Cesar Lattes" (BCCL);
Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Campinas/SP;
Evento gratuito, com emissão de certificado.