— EVENTOS

Fórum Permanente: A Arte e o antropoceno: a construção de cenários para lidar com mudanças climáticas

O Fórum Permanente: “A Arte e o Antropoceno: a construção de cenários para lidar com mudanças climáticas” tem o objetivo de trazer para a Universidade o debate sobre o papel da arte na conscientização e na proposição de alternativas para o enfrentamento da emergência climática. Queremos refletir como a arte está registrando e percebendo as mudanças no clima, o drama dos extremos de temperatura, secas, inundações nas últimas décadas tanto no ambiente físico como também nas suas manifestações estéticas e psicológicas. Queremos refletir sobre as visões de futuro na perspectiva dos(as) estudiosos(as) da interface ciência e arte e de artistas de diferentes abordagens, buscando responder a seguinte pergunta:  como um artista percebe o problema e oferece sua visão do futuro para enfrentarmos a emergência climática?.

Evento

FP: A Arte e o Antropoceno: a construção de cenários para lidar com mudanças climáticas.

Detalhes do evento

Período do evento: 13/06/2022 a 14/06/2022

Período de inscrição: 13/05/2022 a 13/06/2022

Local: On-line: www.forunspermanentes.br

(acessar o link na data do evento)

Evento: GRATUITO

Unidade/Órgãos envolvidos: Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais – NEPAM e Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético – NIPE

Organizadores:

Dra. Bruna de Souza Moraes | Coordenadora do NIPE/Unicamp

Prof. Sônia Regina da Cal Seixas | Coordenadora do NEPAM/Unicamp

Prof. Gilberto de Martino Jannuzzi | Pesquisador Colaborador do NIPE/Unicamp

PROGAMAÇÃO

13/06 (segunda-feira)

9h - Abertura

9h15 – Mesa 1- Uma viagem ao museu do futuro e seu papel na emergência climática

Davi Bonela / Coordenador de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã.

9h30 – Prof. Dr. André Santanchè / Diretor do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.

9h45 – Fabíola Rodrigues / Coordenadora Setorial de Extensão Cultural de Campinas.

10h –Paula Ferreira / Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

10h15 – Debate

Moderador: Prof. Gilberto Jannuzzi | FEM/UNICAMP

12h - Encerramento

14/06 (terça-feira)

9h - Mesa 2 - O papel da arte na divulgação da emergência climática e ações para o futuro

Profa. Regina Johas | Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - DEART/UFRN.

Profa. Marina Guzzo | Laboratório Corpo e Arte no Instituto Saúde e Sociedade - Unifesp.

Profa. Susana Oliveira Dias | Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo - Labjor/Unicamp.

Vera Ferro | Atelier Vera Ferro.

12h - Unicamp para o futuro.

Prof. Dr. Gilberto M Jannuzzi.

Moderador:Profa. Leila da Costa Ferreira | Departamento de Sociologia – IFCH/Unicamp.

12h30 - Encerramento