— EVENTOS

Fórum Permanente: No final, o que realmente importa? Visão dos Cuidados Paliativos.

Fórum Permanente: No final, o que realmente importa? Visão dos Cuidados Paliativos.



O objetivo deste Fórum é promover e incentivar a discussão e reflexão entre todos que cuidam de pessoas no final de vida e propor competências essenciais para os cuidados paliativos, incluindo o controle dos sintomas, fatores prognósticos e estratégias de comunicação com pacientes e familiares. O cuidado paliativo refere-se a um cuidar holístico, pautado nas dimensões físicas, sociais, espirituais e psicológicas do ser humano.  



Evento

Fórum Permanente: No final, o que realmente importa? Visão dos Cuidados Paliativos

Detalhes do evento

Data do evento: 02/09/2021

Período de inscrição: 22/07/2021 a 02/09/2021

 

Local: On-line: www.foruns.unicamp.br

(acessar o link na data do evento)

Evento: GRATUITO.

Unidade/Órgãos envolvidos: Serviço de Cuidados Paliativos – Hospital de Clínicas da Unicamp. Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. 

Organizadores: 

Dra. Cristina Bueno Terzi Coelho |  HC/UNICAMP. 

Enfa. Marileise Roberta Antoneli Fonseca | HC/UNICAMP.

Profa. Dra. Maira Deguer Misko | FEnf/UNICAMP.

Prof. Dr. Rodrigo Toniol | PPGAS/UNICAMP.

Lucía Copelotti | PPGAS/UNICAMP.

PROGRAMAÇÃO

02/09 (quinta-feira)

14h - Abertura.

14h15 - Mesa 1: Comunicação em Cuidados Paliativos.

Dra. Vera Regina Bellinazzi | Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de Clínicas/UNICAMP.

15h -Enfa. Marileise Roberta Antoneli Fonseca | HC/UNICAMP.

Moderadora: Dra. Cristina Bueno Terzi Coelho | HC/UNICAMP.

15h30- Mesa 2: Espiritualidade e Saúde em Cuidados Paliativos pelo olhar da Antropologia.

Prof. Dr. Rodrigo Toniol | Programa de Pós Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UNICAMP.

Doutoranda Lucía Copelotti | Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas | PPGAS/UNICAMP.

17h- Debate.

Moderadora: Dra. Cristina Bueno Terzi Coelho | HC/UNICAMP.

17h30 - Encerramento.

 

CURRICULUM VITAE - Palestrantes e Convidados;

Profa. Dra. Vera Regina Bellinazzi - Possui graduação em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado na mesma área descrita em 2006. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Geriatria e Cuidados Paliativos. Médica assistente do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Unicamp.

Enfermeira Marileise Roberta Antoneli Fonseca - Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), mestrado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (2014) e doutorado, em andamento, pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinariedade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. É enfermeira no Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. Membro Efetivo do Comitê de Bioética do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. Membro Efetivo da Diretoria Estadual de São Paulo da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Prof. Dr. Rodrigo Toniol - Departamento de Antropologia Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) e Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (PPGAS/Unicamp).

Lucía Copelotti – Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (PPGAS/Unicamp), bolsista de Doutorado FAPESP e integrante Núcleo de Estudos em Espiritualidade e Saúde (NUES).

Dra. Cristina Bueno Terzi Coelho - Médica Intensivista e com título na Área de atuação de Cuidados Paliativos. Vice coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da Unicamp.