— EVENTOS

Fórum Permanente: Direitos humanos como Direito ao Território em tempos de pandemia

Fórum Permanente: Direitos humanos como Direito ao Território em tempos de pandemia



Desde o início da pandemia do COVID 19, em março de 2020, a busca para assegurar os Direitos Humanos tem se agravado mundialmente.  No Brasil, este cenário tornou-se mais agudo e fatal ao se sobrepor à luta ao direito ao território, à cidade, à saúde, à moradia, ao saneamento, à educação, ao transporte público, à informação e ao direito à vida. Estudos e pesquisas já comprovaram que o vírus é universal, mas atinge de forma desigual a população: os de maior vulnerabilidade social são os mais atingidos. A dimensão territorial é reveladora desta desigualdade, distinguindo espaços de confinamento x exposição, espaços riqueza x pobreza, espaços da permanência x expulsão. Há uma geopolítica da sobrevivência e da morte nas cidades brasileiras, como também dos que lucraram e foram beneficiados com a pandemia.  Essa complexidade vivenciada precisa ser pautada, questionada e debatida. Abrir uma janela para entendimento destas diversas “pandemias” é a proposta deste fórum, com falas ilustrativas a partir das disputas territoriais agravadas em tempos pandêmicos.



Evento

Fórum Permanente: Direitos humanos como Direito ao Território em tempos de pandemia

Detalhes do evento

Data do evento: 17/08/2021

Período de inscrição: 19/07/2021 a 17/08/2021

 

Local: On-line: www.foruns.unicamp.br

(acessar o link na data do evento)

Evento: GRATUITO.

Unidade/Órgãos envolvidos: FEC/UNICAMP; NEPO/UNICAMP.

Organizadores: 

Profa. Dra. Gisela Cunha Viana Leonelli.

Prof. Dr. José Marcos Pinto da Cunha.

PROGRAMAÇÃO

17/08 (terça-feira)

9h - Abertura.

9h15 - Mesa 1: O direito à ciência como direito humano para enfrentar a pandemia.

O direito à ciência como direito humano para enfrentar a pandemia - Carlos Orsi | Editor-Chefe da Revista Questão de Ciência e fundador do Instituto Questão de Ciência.

9h45- Debate.

Moderadora: Profa. Dra. Gisela Cunha Viana Leonelli.

10h- Mesa 2: Territórios ameaçados e territórios ampliados: duas faces da Covid 19.

Despejo ZERO e a pandemia na cidade - GETÚLIO VARGAS JUNIOR | Presidente do CONAM - Confederação Nacional das Associações de Moradores, Membro da Campanha DESPEJO ZERO ,  membro da Coordenação do FNRU - Fórum Nacional de Reforma Urbana e Coordenador da Comissão do Direito à Cidade do Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

Covid 19 e território indígena: mais uma ameaça - Juliana Oliveira | Defensora Pública do Estado do Pará. Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Estratégicas

O aquecimento do mercado imobiliário na pandemia - Prof. Dra. Gisela Cunha Viana  Leonelli | FECFAU UNICAMP / Prof. Dr. Tomás Antonio Moreira | IAU/USP São Carlos / Laila Nazen Mourad | UCSal – Universidade Católica de Salvador.  Coordenadores da pesquisa “Transformações no Mercado Imobiliário pós Covid-19”.

12h - Debate.

Moderador: Prof. Dr. Humberto Nascimento.

12h15 -Direitos Humanos em tempos pandêmicos.

Profa. Dra. Josianne Francia Cerasoli (IFCH) e Coordenadora do Observatório de Direitos Humanos/DEDH da UNICAMP.

Moderador: Prof. Dr. José Marcos Pinto da Cunha.

12h30 - Encerramento.