— EVENTOS

Fórum Permanente: Desafios da Institucionalização das políticas de integridade ética no Brasil

em busca de uma ciência cidadã e responsável



O objetivo deste Fórum é estimular o debate contemporâneo sobre integridade ética em pesquisa acadêmica. Partindo do princípio de que início do século XXI testemunhou um vertiginoso processo de expansão dos sistemas universitários e de pesquisa científica e, com ele, uma estrutura de divulgação baseada em parâmetros de metrificação da qualidade e concorrência entre pares, cresceu também a denúncia e detecção de casos e situações de más práticas científicas. Estas más práticas, disseminadas nas diferentes dimensões de produção do conhecimento científico, têm contribuindo decisivamente para uma série de problemas na relação entre as comunidades científicas e as esferas mais amplas da sociedade contemporânea, dentre elas, o abalo de legitimidade da informação científica que concorre decisivamente para o avanço do negacionismo científico. Este Fórum tem por propósito consolidar o debate sobre boas e más práticas científicas na Unicamp levando em consideração princípios, diretrizes e critérios entendidos como comuns e fundamentais a toda e qualquer prática científica, assim como as diferenças de concepção e de procedimentos entre as diversas áreas de produção de conhecimentos das ciências exatas, biológicas e humanas. E, adicionalmente, pretende contribuir para o desenvolvimento de um conjunto de atividades de cunho educativo a ser realizado pela Comissão de Integridade Ética da Unicamp (CIP-Unicamp) de forma a cultivar e expandir a cultura de integridade ética na universidade.



Evento

Fórum Permanente: Desafios da Institucionalização das políticas de integridade ética no Brasil

Detalhes do evento

Período do evento: 05/08/2021 a 06/08/2021

Período de inscrição: 16/06/2021 a 05/08/2021

Local: On-line: www.foruns.unicamp.br

(acessar o link na data do evento)

Evento: GRATUITO.

Unidade/Órgãos envolvidos: Comissão de Integridade em Pesquisa da UNICAMP (CIP/UNICAMP).

Organizadores: 

Jacks Jorge Júnior | FOP/UNICAMP. 

Cláudia Regina Cavaglieri | FEF/UNICAMP.

Sandro Guedes de Oliveira | IFGW/UNICAMP.

José Eduardo Fornari Novo Junior | IA/UNICAMP. 

Roberto Donato da Silva Júnior | FCA/UNICAMP.

PROGRAMAÇÃO

05/08 (quinta-feira)

14h - Abertura.

14h10 - Mesa 1: A crise de confiança na ciência e ética em pesquisa científica: caminhos para enfrentar o negacionismo.

Prof. Dr. Roberto Romano da Silva | IFCH/UNICAMP. (In memoriam)

Prof. Dr. Oswaldo Giacóia Júnior | IFCH/UNICAMP.

15h10- Debate.

Moderador: Prof. Dr. Roberto Donato da Silva Júnior | FCA/UNICAMP.

15h50- Mesa 2: Casos, causos e contos sobre más práticas científicas: conhecer para não fazer. 

Prof. Dr. Jacks Jorge Júnior | FOP/UNICAMP.

Prof. Dr. Ricardo Antunes Azevedo | ESALQ/USP.

16h50 - Debate.

Moderador: Prof. Dr. Sandro Guedes de Oliveira | IFGW/UNICAMP.

17h30 - Encerramento. 

06/08 (sexta-feira)

14h - MESA 3 - Os desafios para a institucionalização das políticas de boas práticas de pesquisa no Brasil.

Profa. Dra. Sonia Vasconcelos | UFRJ.

Prof. Dr. Luiz Henrique Lopes dos Santos | FFLCH/USP.

15h- Debate.

Moderadora: Profa. Dra. Cláudia Regina Cavaglieri | FEF/UNICAMP.

15h40- Mesa 4- Boas e Más práticas de pesquisa: implicações acadêmicas e políticas

Prof. Dr. Ivo Assad Ibri | PUC/SP. 

Prof. Dr. Ernesto Spinak | SciELO.

16h40- Debate.

Moderador: Prof. Dr. José Eduardo Fornari Novo Junior | IA/UNICAMP.

17h30- Encerramento.

 

CURRICULUM VITAE - Palestrantes e Convidados:

Prof. Dr. Roberto Romano da Silva | IFCH/ UNICAMP. - (In memoriam)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1973) e doutorado em Filosofia - L'École des Hautes Études en Sciences Sociales (1978). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Estadual de Campinas.

Um pequeno agradecimento
No momento em que a programação deste Fórum foi concebida, nossa intenção era que as discussões em torno da institucionalização dos sistemas de integridade ética em pesquisa se edificassem em torno de premissas e elementos conceituais com sólido embasamento político-filosófico. Não obstante, convidamos dois dos mais importantes intelectuais de nossa Universidade para a tarefa. A pandemia e seus conhecidos percalços nos privou da presença de um deles: O Professor Roberto Romano. A Comissão organizadora deste Fórum lamenta profundamente sua partida e agradece sua enorme contribuição para a Universidade Estadual de Campinas e para a sociedade brasileira, de forma geral.

Prof. Dr. Oswaldo Giacóia Júnior | IFCH/UNICAMP.

Professor Titular do Departamento de Filosofia da Unicamp desde 2013. Professor do Programa de Pós Graduação em Filosofia da PUCPR desde 2020. Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1976). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e Doutor em Filosofia pela Freie Universität Berlin (1988).

Prof. Dr. Jacks Jorge Júnior | FOP/UNICAMP.

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia João Prudente (1983), mestrado em Biologia Patologia Bucodental pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Biologia Patologia Bucodental pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é Prof. Adjunto da Universidade Estadual de Campinas. Membro da Comissão de Integridade em Pesquisa da Unicamp (CIP-UNICAMP).

Prof. Dr. Ricardo Antunes Azevedo | ESALQ/USP.

Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), mestrado em Genética Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado (1992) e pós-doutorado (1997) pela University of Lancaster, Inglaterra. Foi Research Fellow - University of Lancaster, Inglaterra entre 2001 e 2010. É Professor da Universidade de São Paulo desde 1993 (Professor Titular).

Profa. Dra. Sonia Vasconcelos | UFRJ.

É professora do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem formação técnica em Química, pela antiga Escola Técnica Federal de Química, bacharelado e licenciatura em Letras - Inglês/Literaturas de Língua Inglesa ("Inglês e Respectivas Literaturas"), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa (Foco do estudo: Ciência & literatura na Inglaterra do séc. XIX), pela UERJ, e Doutorado em Ciências (Educação, Difusão e Gestão em Biociências), pela UFRJ (Foco do Estudo: Ciência no Brasil e vantagem linguística, incluindo questões sobre o plágio).

Prof. Dr. Luiz Henrique Lopes dos Santos | FFLCH/USP. 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é Professor Visitante Sênior no Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Sênior no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, Coordenador Adjunto da Diretoria Científica da FAPESP para Divulgação Científica e Ética e Integridade em Pesquisa, Coordenador Científico da revista Pesquisa FAPESP.

Prof. Dr. Ivo Assad Ibri | PUC/SP.

Mestre em filosofia pela PUC/SP e doutor em filosofia pela USP. É postdoctoral fellow at The Institute for Advanced Study of Indiana University - USA. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor colaborador da Faculdade de São Bento - SP. É fundador do Centro de Estudos do Pragmatismo do Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia da PUC-SP e editor das revistas Cognitio - Revista de Filosofia e Cognitio-Estudos.

Prof. Dr. Ernesto Spinak | Colaborador do SciELO.

Engenheiro de Sistemas e licenciado en Biblioteconomia, com diploma de Estudos Avançados pela Universitat Oberta de Catalunya e Mestre em “Sociedad de la Información” pela Universidad Oberta de Catalunya, Barcelona – Espanha. Atualmente tem uma empresa de consultoria que atende a 14 instituições do governo e universidades do Uruguai com projetos de informação.